18 abril 2007

Representantes da Espécie



Quem tem tv a cabo já deve ter esbarrado em um programa do canal People+Arts, chamado Extreme Makeover. Em poucas palavras, famílias com problemas de moradia, condição financeira, doenças, etc., que causam algum tipo de sofrimento familiar, enviam pedidos ou são indicadas por outra pessoas para o programa. Sendo escolhida, a família ganha, em 7 dias uma reforma completa, quando não uma casa absolutamente nova, erguida do zero, com todo o conforto e mobília imagináveis, tendo ainda ambientes temáticos projetados pelo time de designers.

Mas essa não é a melhor parte. Algumas histórias, mesmo consideradas as diferenças culturais, andam me fazendo acreditar que há alguns seres humanos dignos de ostentar o nome da espécie.

O que dizer de uma mãe que doa tecido medular para salvar a vida de uma criança? E o que dizer da mãe da criança que recebeu o transplante pedir, não para si, mas para a doadora, uma casa nova do programa?

O que falar de Kassandra Okvath, uma criança que após um problema de câncer nos rins, que desestruturou sua família, pede ao programa que pinte as paredes do hospital onde recebeu tratamento, porque "às vezes é a última coisa que eles vêem"?

Só há uma coisa a dizer. Sou extremamente grato por vocês existirem. As lágrimas que verto ao escrever agora, me dão alento e esperança. Mesmo que para poucos.

Nenhum comentário: